acervo & museu

sobre o museu

museu

O Museu Hassis é um departamento vinculado a Fundação Hassis, instituição de caráter privado sem fins lucrativos. A sua finalidade é preservar, estudar e difundir a vida e obra do artista Hiedy de Assis Corrêa, o Hassis, identificando, recolhendo, abrigando, preservando, inventariando, classificando e estudando as obras produzidas pelo artista. Tem também como função efetivar o espaço do museu enquanto espaço de produção de conhecimento, fomentando pesquisas de natureza interdisciplinares, mantendo exposições de longa duração das peças do seu acervo. Também são realizadas exposições temporárias, individuais ou coletivas de outros artistas. O museu mantém arquivos de documentos referentes ao seu acervo (cartas, fotos, troféus, camisetas, desenhos, catálogos, etc.) que narrem fatos da história do museu, Mantém também arquivo de documentação corrente de caráter administrativo e museológico sobre o seu acervo. Ações educativas são planejadas e efetivadas para a propagação do legado de Hassis para os estudantes, elaborando material didático de apoio á exposições.

O acervo do museu está armazenado em uma reserva técnica onde a temperatura e a umidade são monitoradas para uma melhor preservação das obras.

O Museu conta com três salas expositivas: A sala Expo por Expo, a Sala Vento Sul e a sala Ontemanhã. Todas as exposições são divulgadas através do site e das redes sociais, em uma agenda cultural.

O Museu também conta com um espaço multimídia para a exposição de vídeos e fotografias digitais.