sobre a fundação

“Um dos mais inquietos artistas plásticos que já tivemos… senhor de uma carreira em contínua mutação de temas e formas, um experimentador sempre quebrando o dia de ontem, inconformando-se hora após hora”

(Editorial de ô Catarina! Jan.fev. 2001)

A Fundação Hassis foi criada em 2001, pouco depois da morte do artista que lhe dá o nome. As filhas Leilah Corrêa Vieira, Luciana Paulo Corrêa e sua esposa Nazle Paulo Corrêa, tomaram para si a tarefa de manter viva a memória de Hassis, florianopolitano de coração que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante. Falecido no início de 2001 Hassis deixou um vasto acervo de obras em diferentes suportes e estilos espalhadas pelo estado de Santa Catarina e pelo Brasil.

Para homenagear a memória e a produção artística de Hiedy de Assis Corrêa – Hassis, idealizou-se uma fundação que abrigasse esse conjunto de inestimáveis bens que recebeu a denominação de Fundação Hassis, com acervo, arquivo e Museu, onde são promovidas atividades de difusão cultural, oficinas, seminários e exposições.

Hassis não só produziu pinturas, desenhos e gravuras. A busca de um apaixonado pela arte, atento à sua época, resultou em um acervo documental vasto e bastante abrangente das artes em Santa Catarina. Seu acervo gráfico conta com um grande número de painéis murais, telas, obras em papel, recortes de periódicos, reproduções, filmes e fotografias. Formada entre 1937 e 2001, sua coleção é de importância reconhecida pela diversidade e qualidade das obras que a compõem.

Atualmente, a Fundação Hassis está instalada na própria casa onde o artista viveu e trabalhou de 1969 até 2001, no bairro Itaguaçu, em Florianópolis. A casa de dois pisos, onde todo o rés-do-chão abrigava seu atelier, passou por reformas para abrigar um museu com sala de exposições, reservas técnica, espaço multiuso, sala de reunião, oficinas de artes, laboratório de conservação e todo o setor administrativo. Estes espaços estão voltados inteiramente para o atendimento do público, realizado através da política de ação educativa da instituição. As atividades da Fundação e do Museu Hassis são oferecidas de forma a tornar a cultura acessível à maior parte da população, oferecendo espaços para a mostra de suas obras e de artistas contemporâneos.

Já tendo desenvolvido vários projetos na área cultural desde sua criação, a Fundação estimula e ampara projetos de criação artística, além de conservar e resgatar o acervo pictórico, esculturas, filmes e registros fotográficos produzidos por Hassis ao longo de sua profícua e ativa vivência artística. A proposta social do Museu Hassis, bem como cada uma dessas atividades levadas a cabo pela Fundação, o coloca como uma instituição cultural produtiva e respeitada no estado de Santa Catarina e no País.