acervo & museu

sobre o acervo

O acervo da Fundação Hassis é uma das fontes iconográficas mais ricas do estado de Santa Catarina. Isso porque reúne obras em desenho, pintura, fotografia, slides, cinema 8mm, Super 8 e também audiovisuais em vídeo. Tudo isso recolhido ao longo dos mais de 60 anos de atividade artística de Hassis. Além disso, Hassis era um dedicado arquivista, tendo reunido milhares de recortes de jornal, principalmente sobre artes plásticas, mas também sobre história de Santa Catarina e outros assuntos em geral.

Atualmente, o acervo em fotografia e os jornais acumulados por Hassis já passaram pelos trabalhos de higienização, restauração e acondicionamento. Contudo, a catalogação ainda não está completa. Por sua vez, o acervo audiovisual passa por um trabalho de conservação e catalogação, bem como de acondicionamento adequado posto que Hassis desenvolvera um sistema todo próprio de guarda destes materiais. Igualmente, a biblioteca de Hassis, que incluí alguns títulos raros da literatura catarinense, está sendo higienizada e catalogada.

As obras em papel e telas, que somam mais de duas mil imagens, aguardam pela aprovação de projetos que visam justamente a contratação de profissionais e estagiários que realizarão a conservação e catalogação deste material.