vida & obra

nota biográfica

hassis

Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis – é filho de Orlando de Assis Corrêa, natural de Curitiba, Paraná, e de Laura Rodrigues Corrêa, nascida em Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina. Hiedy não nascera em Florianópolis em virtude do malfado de seu pai. Sargento do Exército brasileiro, servindo desde 1923 em Florianópolis, Orlando casara-se com Laura em 15 de dezembro de 1924. Residiria na rua Visconde de Ouro Preto (atual rua dos Ilhéus), número 10, até 14 de julho de 1924, quando Orlando é preso e enviado para o Rio de Janeiro. Durante um ano permanecera em diversos quartéis como detento político. Posto em liberdade no dia 3 de julho do ano seguinte, transfere-se para o 3º Regimento Militar do Rio Grande do Sul já tendo Laura novamente ao seu lado.

Em 1º de dezembro de 1925, embarca com destino a Curitiba para onde fora transferido, lá chegando a 8 de dezembro. Em 27 de julho de 1926, no prédio de número 159, na Avenida Dr. Vicente Machado, em Curitiba, nasce Hiedy de Assis Corrêa. Com a nova transferência de Orlando, a família Corrêa muda-se para Santa Catarina via estrada de ferro Paranaguá – Santa Catarina.

Com dois anos e três meses de idade, Hiedy chega a Florianópolis em 18 de outubro de 1928. Após sucessivas mudanças, a família Corrêa finalmente estabelece residência definitiva em Florianópolis. O pequeno Hiedy passa a morar com sua avó materna, na rua Visconde de Ouro Preto, 19. Seus pais moram próximos, na rua General Bittencourt, 55. Em 3 de outubro de 1936, aos dez anos de idade, Hiedy muda-se para a Trindade, junto à família, após seu pai arrendar uma chácara pertencente à família Ramagem. O local era situado nas proximidades do atual Hospital Universitário. A residência fixa no sítio da Trindade parece finalmente contentar ao espírito de Orlando Corrêa, já esgotado pela disciplina militar. Ele viveria seus últimos anos de vida na chácara da Trindade, entre trabalhos agrícolas e de pecuária, onde faleceria em 1949. Em 1950, a família retorna ao Centro da cidade, já com Hassis tendo que sustentar a casa e os irmãos menores, indo residir na rua Anita Garibaldi. Neste período, conheceria aquela que seria sua companheira ao longo de toda a vida, a jovem dois anos mais nova que ele, de nome Nazle Paulo. O casamento seria uma questão de tempo (e dinheiro).