projetos & eventos

5 de setembro de 2017
A Cor e a Forma – A Representação Cubista de Hassis

Gato na cabeça (detalhe) (83)

O Cubismo foi um movimento artístico fundado no início do século XX. Entre suas principais características, a maneira geométrica de retratar as formas da natureza, assim a representação não seguia a idéia de formas reais, mas não chegavam à abstração, apenas rompia com a perspectiva, mostrando todos os ângulos de um objeto, de um retrato ou auto retrato e ou ainda uma natureza morta.

O principal artista desse movimento foi Pablo Picasso. No Brasil não tivemos nenhum representante que fosse somente cubista, artistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, possuíam traços com características cubistas, isso somente com Semana de Arte Moderna de 1922.

Rosto geometrizado - 1974

No Sul do pais, encontramos Hassis,  que em sua produção possui vários trabalhos que buscaram relações com o movimento cubista. Olhando sua produção, recortes de jornais, pedaços madeira, cartas de baralho, caracteres tipográficos, entre outros, são usados, colados pregados  à superfície das telas, acredito que ele esta muito mais ligado ao cubismo sintético, também pela gama cromática apresentada em seus trabalhos. Fazem parte dessa exposição quadros que a muito não são expostos, mostrando como Hassis absorveu o conhecimento e projetou em uma série de trabalhos que leva o nome de “O Cubismo na arte de Hassis”. A mostra que tem como curador Denilson Antonio e estará aberta para visitação à partir do dia 26/07 e fica até o final de setembro no Museu Hassis, aberta ao público.

Visitas podem ser agendadas pelo email: educarte@funcacaohassis.org.br.