projetos & eventos

16 de setembro de 2016
Coletivo Semente apresenta resultado de suas oficinas

INANTECIPÁVEIS.

Integrado por um grupo de artistas e professores que utilizam a arte como meio para estabelecer relações de troca e experiências de criação, o Coletivo Semente realizou oficinas contemplando diversas linguagens artísticas. A exposição que aqui segue consiste no fruto deste trabalho, ocorrido junto a Casa de Apoio Liberdade, no Rio Tavares, em Florianópolis, durante os meses de abril a agosto de 2016.

convite-semente

Os habitantes desta comunidade são homens entre 18 e 60 anos, vindos das mais diversas procedências, internados pelos mais diferentes motivos e cotidianamente se deparando com um esforço de recuperação com vistas à retomada de sua vida pessoal e funcional. As razões que os conduziram a este local foram, em grande parte, inantecipáveis. Também o são os enredos que pertencem a estes rostos praticamente invisíveis, quando com eles nos deparamos em algum ponto da cidade. Igualmente o são as escolhas e desejos mais profundos com os quais cada um terá que se confrontar e resolver ao longo da vida…24a

Ainda que não estejamos livres de que, a qualquer momento, fatos imprevisíveis e inantecipáveis possam cruzar nossos caminhos, causando uma alteração no curso dos acontecimentos e resultando em algo que não era esperado, não se deve confundir estes dois tipos de evento. Enquanto a palavra imprevisível se refere a uma mudança que ocorre, por exemplo, nas condições do tempo ou de certas escolhas, em casos de perdas de seres ou ganho de coisas que não se anunciam antecipadamente, há algo mais profundo e radical que, negando tanto o prognóstico como o pressentimento, se precipita para causar uma mudança inimaginada.

Podemos situar a distancia entre estas duas palavras na mesma proporção que existe entre o provável e o possível. Assim, a palavra provável se refere aquilo que é viável, razoável, verossímil, realizável, praticável, aceitável. Por exemplo: depois da noite vem o dia; após o verão as temperaturas ficam mais baixas e muitas árvores perdem as folhas. Já a palavra possível se refere ao concebível, justificável, imaginável, apresentando uma conotação mais potencial, virtual e latente. Por exemplo: existem flores no paraíso, os anjos cuidam dos mortais, a arte pode fazer um coelho azul.

Enquanto o imprevisível se relaciona ao provável, o inantecipável pertence à ordem do possível. Tal afirmativa se exemplifica quando ex- moradores de rua executam delicadas aquarelas, jovens de baixa escolaridade se interessam verdadeiramente por história da arte e por fotografia, quem nunca foi ao museu nem ao teatro escreve uma peça ou um poema, quem teve a morte como vizinha descobre os prazeres de um caderno de desenho e o sonho de lidar com a escrita literária. Trata-se de possibilidades, cuja resposta não advém da ordem cronológica ou da lógica causal, mas foram engendradas em improvável circunstância e inesperado momento, em que tudo pode acontecer, inclusive o impossível.