vida & obra

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VIA CRUCIS – I ESTAÇÃO – JESUS É CONDENADO À MORTE


1961


70CM X 50CM - ÓLEO S/ TELA


A interpretação de Hassis para as quatro estações da Via Crucis não encontra paralelo no mundo das artes. Unidas, a coragem, ousadia e vivência cristã do artista resultaram em uma de suas obras mais surpreendentes e aclamadas. A sensação do observador é de estar acompanhando o sofrimento de Jesus por perto.

VENTO SUL COM CHUVA


1957


37CM X 50CM - GUACHE SOBRE PAPEL


Um dos quadros mais emblemáticos, considerado um dos mais importantes do artista tendo conquistado o primeiro lugar no Iº salão de artes do GAPF – Grupo de artistas Plásticos de Florianópolis, do qual o Hassis foi sócio-fundador.

TROCANDO FIGURINHAS


1957


32CM X 46CM - GUACHE SOBRE PAPEL


Trata-se de uma pintura de guache sobre papel, com pinceladas rápidas e cores vibrantes, retratando o cotidiano da cidade de Florianópolis, como a troca de figurinhas nas bancas de revistas. Tem-se a sensação estar suspenso no ar.Nada passava desapercebido ao olhar do artista, embora nascido em Curitiba, veio com dois anos para o estado de Santa Catarina, cresceu e absorveu toda a cultura local, o que anos depois serviu de fonte para criação de seus quadros.

REVISTA ONTEMANHÃ


1967/1983


COLAGEM E PINTURA SOBRE PAPEL


A Guerra do Vietnam marcou uma geração, a cobertura da imprensa viaja rápido e nunca foi tão documentada, Hassis se apropria dessas imagens, e com colagens e pinturas cria uma série forte, carregada de critica e preocupações sobre o futuro. Hassis também produziu um vídeo arte sobre o tema, capitando imagens e sons, criando um vídeo dramático, baseado no resultado de sua pesquisa com as colagens.

PROCISSÃO I


1966


36CM X 30CM - ACRÍLICA SOBRE PAPEL


A série Procissão, de 1966, reproduz, com tintas e pincéis, os esboços desenhados pelo artista sete anos antes. No espaço de tempo entre as duas produções, Hassis assumiu e consolidou definitivamente sua carreira artística, inovou na forma e no discurso e tornou-se um dos ícones da vida cultural de Florianópolis e Santa Catarina.

SÉRIE OS SETE PECADOS CAPITAIS - PREGUIÇA


1996


200CM X 200CM - ACRÍLICA SOBRE TELA


Cores e gestos expressionistas apoderam-se de um tema clássico para uma crítica pictórica da vida política e social brasileira. Uma leitura da sociedade representada através dos sete pecados capitais. As figuras são representadas de forma critica, falando dos problemas da sociedade presentes em sua época.

CAIS I


1980


80CM X 60CM - ACRÍLICA SOBRE EUCATEX


O porto Rita Maria fez parte da historia de Florianópolis. Hassis trabalhou como contador em uma madeireira e frequentava este porto. Somente o olhar de um artista poderia se apropriar deste ambiente, e anos depois, estas memórias figuram em séries, bares do porto, abraços geométricos, entre outros.

TRILHOS DA PONTE


1962


GIZ DE CERA SOBRE PAPEL - 42CM X 29CM


A ponte Hercilio Luz é símbolo da capital, e inspira diversos artistas. Não poderia ser diferente com Hassis, que fez diversos trabalhos em que a ponte figura como tema. Desenhos, pinturas, fotografias e vídeos falam desta relação entre morador e monumento, entre o artista e seu olhar.

PEQUENA VILA EM CONSTRUÇÃO


1964


NANQUIM SOBRE PAPEL


O caiçara, como é chamado o morador que vive do mar, figura presente nos trabalhos do artista que registrou a cultura local em diversas técnicas.

ARQUIBANCADA


1972


129CM X 71CM - ACRÍLICA SOBRE EUCATEX


Da série Hassis moderno, esses trabalhos trazem o olhar do artista em meio a arquibancada, com traços cubistas. Hassis proporciona ao interlocutor estar em meio ao quadro, como se estivesse em meio a arquibancada.

ARTE-POEMA


1980


65CM X 55CM - ÓLEO, GRAFITE E TIRO DE ESPINGARDA SOBRE COMPENSADO


Hassis, usando a palavra como mero atributo de linguagem, não perde em absoluto sua colocação de forma e cor. Junto com o poeta Silveira de Souza, cria a série Arte Poema. Nesta obra em especial, o artista e o poeta, aludem a um muro “onde podem encostar-se indivíduos em ato de fuzilamento”. Também se pode em um muro dizer, em cartazes ou letras pintadas, palavras como “Paz”, “Merda” ou “Viva a Democracia". Mas há o outro lado: “O lado de um muro onde moram as pessoas que amam, trabalham e sofrem – por sobre o qual (lado) se acredita a linha estendida de um presente mar-horizonte na distancia interior dos sonhos e das criações”.

AS SETE PALAVRAS – 2ª PALAVRA


1996


69CM X 42CM - GIZ DE CERA E ACRÍLICA SOBRE CARTÃO


No conjunto “Sete Palavras”, de 1996, Hassis retrata o sofrimento físico e a dor de Jesus em seus últimos momentos de vida. Nas sete pinturas estão estampadas a face de Cristo na Cruz, com expressões dramáticas, enquanto profere as derradeiras sete frases descritas pelos quatro evangelistas.

AUTORETRATO II


1962


ÓLEO SOBRE TELA


Hassis pintou muitos auto-retratos ao longo de sua carreira. Este em especial, foi pintado em 1962, quando o artista tinha 36 anos de idade. Podemos identificar as cores vermelha,e verde vivo, recorrentes em suas pinturas.

BALEEIRA


1958


ÓLEO SOBRE TELA - 48CM X 63CM


A Baleeira é um dos desenhos e pinturas marinhas. Como um habitante apaixonado pela cidade de Florianópolis,e da Ilha de Santa Catarina, pintou e desenhou muitas cenas com barcos ao longo de sua carreira.

CONTESTADO


1984


NANQUIM SOBRE PAPEL


Hassis sempre foi um interessado pela Guerra do Contestado. Desde os anos 50, por intermédio do seu avô, que teve participação direta no conflito. Iniciado em 1984, Hassis produz 78 desenhos relatando quadro a quadro a história da guerra que devastou o planalto catarinense. O artista também executa o painel “Contestado – Terra Contestada”, em 36 metros, onde os desenhos fazem um relato cronológico do conflito. Este painel encontra-se hoje, no Museu do Contestado, em Caçador.

CRISTOS EMBANANADOS


1996


ACRÍLICA SOBRE CAIXA DE PAPELÃO


As obras da série do “Hassis Múltiplo” são amostras significativas de um denso e disciplinado trabalho de pesquisa e criação sobre suportes não convencionais, comumente eliminados. São pinturas de extrema sensibilidade, traços fortes e cores vivas sobre plástico resultante da possibilidade de renovação, que integram perfeitamente o que há de mais original no artista. Hassis também explorou esses materiais alternativos em outras séries. Nada comum na época, a inserção de materiais hoje tão usado por artistas contemporâneos, causava certo desconforto em artistas de sua época.