projetos & eventos

13 de julho de 2016
EM EXPOSIÇÃO NO MUSEU HASSIS

Exposição Embruxados, de Susano Correia, aborda reflexões filosóficas e existenciais.

Susano Correia nasceu em Florianópolis e formou-se em Artes Visuais pela UDESC. Trabalha principalmente com desenho e pintura. Se interessa especialmente pelas pessoas e pela condição humana. Sua pesquisa em arte é um processo contínuo que abrange toda sua vida. Transforma em trabalhos artísticos suas experiências e seus estudos e acredita que a interação com o público é muito importante, tendo em vista que ele é parte fundamental da significação dos trabalhos. “Sem público não há arte”, comenta.

1conviteembruxados

A exposição Embruxados, de Susano Correia, abre para o público no dia 21 de julho, na Fundação Cultural Hassis, em Florianópolis, abordando reflexões filosóficas e existenciais através de desenhos e pinturas que trabalham com o conceito de embruxamento.

O embruxamento pode ser encontrado em diferentes esferas, sobre infinitos formatos. É um conceito subjetivo e, portanto, adaptável, sugerindo a todas as suas aplicações um descompromisso com a “verdade”, a fim de buscar sua relação com o “talvez”. Para Susano Correia “podemos contornar um embate, tendo em mente que o importante não é precisamente deter a verdade, que é ignorada enquanto conceito subjetivo nas discussões, mas permitir livre curso à vida em toda sua potência”.

homem espiando o mundo de dentro do seu próprio coração

A exposição Embruxados, de Susano Correia, propõe uma reflexão sobre o tempo e o espaço no qual nos situamos, ou seja, a sociedade contemporânea e suas situações de embruxamento.  O artista parte de um diálogo com as obras de Franklin Cascaes, trazendo o significado de embruxado para as situações atuais as quais vivenciamos.

A palavra embruxamento trata, desse modo, do ato de embruxar ou de estar embruxado. Em um primeiro olhar remete a figura bruxólica, mas, nessa situação procura ir além dessa categorização, pensando, principalmente o embruxamento como algo comum a todos, que passa pelo psicológico, está presente na sociedade e é difícil de escapar.

Fanatismos, radicalismo, preconceitos e vícios, por exemplo, são situações de embruxamento. O artista, transforma essas situações em imagens, objetivando tocar na subjetividade de quem observa, causando provocações e reflexões.

Estamos assombrados pelos nossos próprios fantasmas,  demônios e bruxas. A pequena parte da nossa mente que podemos acessar é um feixe de luz numa imensidão escura, que se move aleatoriamente. E as criaturas que habitam onde não podemos ver ainda dizem respeito a nós. Compõe uma parte misteriosa e ativa de nossa psique que se manifestam nas lacunas de nossa razão e influencia no trajeto de nosso pensamento.

Facebook: facebook.com/susanocorreia

Blog: notasvisuais.com

Instagran: @notasvisuais

Data de Abertura: 21 de Julho de 2016